Terceirização de portaria e limpeza: não erre na contratação!

A terceirização de serviços beneficia as empresas, principalmente, no que diz respeito à economia de recursos. Mas, a escolha da empresa responsável por este serviço pode não ser tão simples. Para te ajudar a não errar na contratação trazemos algumas dicas importantes a serem seguidas.

Contratar uma empresa para realizar a terceirização dos serviços de portaria e limpeza- seja em condomínios ou em qualquer outro estabelecimento – requer todo cuidado por parte das empresas de qualquer setor, tanto na seleção do perfil do profissional quanto na escolha da empresa.

Isso porque estas são funções essenciais, que têm contato direto com as pessoas, e, sendo assim, todo o processo deve ser realizado com muita atenção e profissionalismo.

Trazemos abaixo alguns pontos para evitar os erros mais comuns na contratação de uma empresa de terceirização e o que é preciso considerar nesse processo para evitar problemas legais, seja nessas áreas ou em outra atividade.

1 – Comece pesquisando

É preciso levar vários fatores em conta ao escolher uma empresa de terceirização, tais como: o valor a ser investido, os serviços cobertos pelo contrato, a documentação e licença específica para a atividade, o tempo de mercado e também a opinião de outros clientes.

2 – Faça uma análise objetiva

É preciso detectar o que sua empresa quer e precisa: quais serviços necessários e o número de pessoas para esse trabalho, para não contratar a mais, ou a menos e com isso não ter o retorno esperado.

3 –Preste atenção na negociação

Fique atento aos detalhes e evite economias desnecessárias: empresas sérias e comprometidas com a qualidade podem não ser as mais baratas.

4 – Exija critérios rígidos na contratação

A empresa que fará o recrutamento e a seleção dos profissionais para compor os quadros funcionais deve ter critérios rígidos de avaliação, especialmente quando se trata de profissionais de portaria, limpeza e segurança que vão conviver diretamente com as pessoas no ambiente empresarial e com o público visitante. Além da devida capacitação técnica e do atestado de antecedentes criminais, uma análise mais apurada do perfil psicológico, princípios éticos, valores e principalmente estabilidade emocional dos candidatos é necessária.

5 – Priorize os treinamentos e estabelece cronogramas

A realização periódica de treinamentos é fundamental para garantir a qualidade dos serviços em qualquer atividade. Além disso, a elaboração de um cronograma em conjunto com a prestadora de serviços também é fundamental para o acompanhamento do contrato.

6 – Conheça a lei (13.429/2017)

A lei determina que o pagamento dos colaboradores bem como os devidos recolhimentos sejam feitos pela empresa prestadora de serviços. No entanto, hoje existe a Responsabilidade Solidária: a empresa contratante deverá quitar os direitos não pagos pela prestadora de serviços caso ela não honre com seus compromissos.

Se a prestadora de serviços não efetuar o pagamento das verbas salariais devidas ao empregado, a responsabilidade será transferida na sua totalidade à tomadora de serviços, ou seja, a responsável solidária.

Ao contratar uma empresa terceirizada ou de trabalho temporário é sempre muito importante averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias. É necessário solicitar mensalmente os comprovantes de pagamento do FGTS e GPS e também verificar possíveis dívidas existentes após o período de pandemia, no qual o Governo Brasileiro possibilitou que diversos impostos fossem parcelados ou tivessem o seus pagamentos adiados, para ajudar alguns setores da economia.

Algumas empresas não cumpriram com suas obrigações, o que não é o caso da Trust Services, e se encontram endividadas, o que pode se tornar um grande problema.

7 – CLT e vínculo empregatício

Todos os direitos trabalhistas dos colaboradores terceirizados são garantidos pela CLT. Assim, benefícios como férias, horas extras e o 13º salário continuam a ser pagos.

O vínculo empregatício agora é de responsabilidade da prestadora de serviços e não mais da empresa contratante. Assim, caso haja alguma questão trabalhista, o funcionário deverá entrar na justiça contra a empresa que de fato o contratou.

Escolha a Trust Services

A Trust Services dispõe de mão de obra qualificada e de profissionais treinados para atender e realizar soluções práticas para sua empresa. Realizamos visitas periódicas com o objetivo de checar o desempenho de nossos funcionários bem como avaliar a satisfação de nossos clientes.

Somos uma empresa com departamento de RH atuante, sempre atento à legislação vigente e focado em fornecer segurança e tranquilidade. Primamos pela transparência de nossas ações e pelo real atendimento às necessidades.

Dentro deste cenário, apresentamos vantagens cruciais para o bom andamento de qualquer segmento, tais como:

– Transferência total com desmobilização e flexibilidade à sua empresa.

– Alinhamento com as normas e estratégias dos clientes.

– Treinamento e desenvolvimento de pessoal de forma contínua.

– Desoneração de folha salarial e encargos provenientes da mesma.

Solicite um orçamento já! Teremos o prazer de te servir!